Gastroenterologia Pediátrica

A gastroenterologia é uma área importante para a saúde digestiva, auxiliando na prevenção e tratamento de diversas condições que podem afetar a qualidade de vida. Crianças e adolescentes devem procurar o gastro se tiverem sintomas como dor abdominal, azia, refluxo, náuseas, vômitos, alterações nos hábitos intestinais, diarreia, constipação, sangue nas fezes, perda de apetite, inchaço abdominal e dificuldades digestivas.
Quais os problemas que o gastroenterologista trata?
ÚLCERA GÁSTRICA
Uma ferida que se desenvolve na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado.
REFLUXO
Doença digestiva em que o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar.
PANCREATITE
A pancreatite pode começar subitamente e durar dias ou pode ocorrer ao longo de muitos anos. Ela tem várias causas, incluindo cálculos biliares e consumo intenso e crônico de álcool.
SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL
Um distúrbio intestinal que causa dor na barriga, gases, diarreia e constipação.
PEDRA NA VESÍCULA
Depósito de substâncias na vesícula biliar, causando desequilíbrio neste pequeno órgão localizado no fígado.
HEPATITES E CIRROSE
Hepatite e alcoolismo crônico são causas frequentes. Os danos no fígado causados pela cirrose não podem ser revertidos, mas é possível limitar outros danos.
Exames e Procedimentos
EXAMES LABORATORIAIS
Alguns exames podem ajudar a diagnosticar doenças do trato digestivo com precisão. A Clínica BHMed oferece milhares de tipos de exames laboratoriais em parceria com o Laboratório São Marcos.
ENDOSCOPIA
Também chamada de endoscopia digestiva alta, é um procedimento médico que utiliza um tubo flexível com uma câmera na ponta, chamado endoscópio, para visualizar o interior do corpo, geralmente o trato digestivo. Ela serve para diagnosticar e, em alguns casos, tratar problemas no esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
COLONOSCOPIA
A colonoscopia é um exame endoscópico que permite visualizar o intestino grosso e a parte final do intestino delgado, utilizando um tubo flexível com uma câmera na ponta. É um procedimento importante para diagnosticar e tratar condições como pólipos, câncer colorretal, doença inflamatória intestinal e sangramento gastrointestinal.


