Geriatria

A geriatria é o ramo da medicina que foca no estudo, prevenção e tratamento de doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos em idades avançadas. Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso.
Quais os problemas que o geriatra trata?
MAL DE PARKINSON
Um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores. Danos às células nervosas do cérebro fazem com que os níveis de dopamina caiam, causando os sintomas de Parkinson.
ALZHEIMER
Doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. As conexões das células cerebrais e as próprias células se degeneram e morrem, eventualmente destruindo a memória e outras funções mentais importantes.
OSTEOPOROSE
Condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. O corpo absorve e substitui o tecido ósseo constantemente. Na osteoporose, a nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior.
FIBROMIALGIA
Dor e fraqueza muscular generalizada. A fibromialgia costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor.
Exames e Procedimentos
EXAMES LABORATORIAIS
Diversos exames são importantes para o acompanhamento da saúde do idoso. A Clínica BHMed oferece milhares de tipos de exames laboratoriais em parceria com o Laboratório São Marcos.
ELETROCARDIOGRAMA
O ECG ou eletrocardiografia é um exame médico que avalia a atividade elétrica do coração, registrando os impulsos elétricos que o estimulam. É um procedimento simples, rápido e indolor, utilizado para diagnosticar e monitorar diversas condições cardíacas.
ECOCARDIOGRAMA
Também conhecido como ecocardiografia, é um exame de imagem não invasivo que utiliza ultrassom para visualizar o coração e suas estruturas em tempo real. Ele permite avaliar a anatomia e função do coração, incluindo a estrutura das válvulas cardíacas, espessura das paredes e fluxo sanguíneo.
ELETROENCEFALOGRAMA
O eletroencefalograma (EEG) é um exame que registra a atividade elétrica do cérebro através de eletrodos colocados no couro cabeludo. Ele é um procedimento não invasivo e indolor, usado para diagnosticar diversas condições neurológicas, como epilepsia, distúrbios do sono e outras alterações cerebrais.
POLISSONOGRAFIA
A polissonografia é um exame médico que registra várias funções fisiológicas durante o sono, permitindo o diagnóstico e estudo de distúrbios do sono. É um exame não invasivo que avalia atividades cerebrais, movimentos respiratórios, movimentos das pernas, oxigenação do sangue, frequência cardíaca e ronco, entre outros.


