Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia é a especialidade médica dedicada ao tratamento das doenças que acometem o nariz, o ouvido e os seios paranasais, como a faringe e a laringe. Ele também é o responsável por cuidar da cabeça e do pescoço e pelas cirurgias relacionadas à essas áreas.
Quais os problemas que o otorrino trata?
SINUSITE
Condição na qual as cavidades ao redor das vias nasais inflamam. A sinusite aguda pode ser desencadeada por um resfriado ou por alergias e pode desaparecer por conta própria. A sinusite crônica dura até oito semanas e pode ser causada por uma infecção ou por tumores.
RINITE
A rinite alérgica ocorre sazonalmente ou durante o ano todo. O diagnóstico envolve análise do histórico do paciente, exame das passagens nasais e, às vezes, teste cutâneo.
OTITE
Infecção do espaço cheio de ar atrás do tímpano (o ouvido médio). Uma infecção no ouvido geralmente é causada por bactérias ou vírus.
ASMA
Condição em que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração.
DESVIO DE SEPTO
Deslocamento lateral da parede entre as narinas. Uma lesão no nariz é uma causa comum de desvio de septo.Em muitos casos, pode não haver sintomas.
PÓLIPO NASAL
Tumor benigno indolor na mucosa do nariz ou nos seios nasais. As causas incluem inflamação crônica devido a infecções, alergias, sensibilidade a medicamentos ou distúrbios imunológicos.
Exames e Procedimentos
REMOÇÃO DE CERUME
A remoção de cerume, também conhecida como limpeza de ouvido, é um procedimento para remover o excesso de cera acumulado no canal auditivo, que pode causar problemas como perda auditiva temporária, dor de ouvido e sensação de ouvido entupido. O procedimento pode ser realizado por um otorrinolaringologista através de lavagem com água morna, aspiração ou remoção mecânica com instrumentos como curetas.
FIBRONASOLARINGOSCOPIA
A fibronasolaringoscopia, também conhecida como nasofibrolaringoscopia, é um exame que avalia as vias aéreas superiores, incluindo nariz, faringe e laringe. Utiliza um endoscópio flexível com uma câmera para visualizar essas áreas, permitindo ao médico diagnosticar diversas condições, como rinite, sinusite, desvio de septo, problemas nas cordas vocais e até mesmo apneia do sono.
DESOBSTRUÇÃO DE DUTO LACRIMAL
A desobstrução do canal lacrimal, também conhecida como dacriocistorrinostomia (DCR), é um procedimento para tratar a obstrução do canal que drena as lágrimas do olho. Existem várias abordagens para desobstruir o canal lacrimal, incluindo sondagem, intubação e cirurgia. O tratamento ideal depende da causa e gravidade da obstrução, bem como da idade do paciente.


