Pneumologia Pediátrica

A pneumologia é a especialidade médica que estuda e investiga doenças relacionadas com o mecanismo do aparelho respiratório, e toda sua estrutura, incluindo, pulmões, traquéia e brônquios, em crianças e adolescentes. É recomendado procurar um pneumologista pediátrico quando a criança apresenta sintomas persistentes ou recorrentes como: tosse crônica, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida ou ofegante, cansaço excessivo durante atividades físicas, ou se houver suspeita de alguma doença respiratória.
PNEUMONIA
É uma infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido ou pus. A infecção pode ser fatal para qualquer pessoa, mas particularmente para bebês, crianças e pessoas com mais de 65 anos. Os sintomas incluem tosse com catarro ou pus, febre, calafrios e dificuldade respiratória.
TUBERCULOSE
É uma doença bacteriana infecciosa. Afeta principalmente os pulmões e pode ser grave. As bactérias que causam a tuberculose são espalhadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. A maioria das pessoas infectadas com a bactéria que causa a tuberculose não apresenta sintomas. Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.
BRONQUITE
Inflamação da mucosa dos tubos brônquicos, que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões. Os sintomas da bronquite incluem tosse com muco espesso e falta de ar.
ASMA
É uma doença inflamatória crônica em que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração. A asma pode ser leve ou interferir nas atividades diárias. Em alguns casos, pode levar a um ataque com risco de vida.
BRONQUIOLITE
Infecção respiratória comum em bebês, causando inflamação nos bronquíolos.
FIBROSE CÍSTICA
Doença genética que afeta principalmente os pulmões e o sistema digestivo.


