Psiquiatria

Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.
Quais os problemas que o psiquiatra trata?
DEPRESSÃO
Distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia. As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.
BURNOUT
A síndrome de burnout, ou esgotamento profissional, é um distúrbio emocional que se manifesta através de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, geralmente desencadeado por situações de trabalho desgastantes, alta competitividade ou responsabilidade excessiva. O burnout não ocorre após um único dia difícil, mas sim como um processo crônico resultante de rotinas exaustivas, levando à desmotivação e podendo afetar negativamente a saúde mental e física do indivíduo.
ESQUIZOFRENIA
Um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza. A causa exata da esquizofrenia não é conhecida, mas uma combinação de fatores, como genética, ambiente, estrutura e química cerebrais alteradas, pode influenciar.
ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO
Um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador. A condição pode durar meses ou anos, com gatilhos que podem trazer de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas.
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Os Transtornos Alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo (caquexia - devido à inadequada redução da alimentação), à obesidade (devido à ingestão de grandes quantidades de comida), ou outros problemas físicos.
TRANSTORNO BIPOLAR
Distúrbio associado a alterações de humor que vão da depressão a episódios de obsessão. A causa exata do distúrbio bipolar não é conhecida, mas acredita-se que seja influenciado por uma combinação de fatores como genética, ambiente, estrutura e química do cérebro.
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Pensamentos excessivos (obsessões) que levam a comportamentos repetitivos (compulsões). O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA
A psiquiatria é a especialidade médica que lida com transtornos mentais, incluindo a dependência química, que é considerada uma doença mental. O psiquiatra pode diagnosticar a dependência, avaliar a necessidade de medicamentos e coordenar o tratamento multidisciplinar, que frequentemente envolve psicólogos e outros profissionais de saúde.


