Reumatologia

Especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos, incluindo condições autoimunes e inflamatórias. Essas condições podem variar desde artrite reumatoide e osteoporose até doenças mais raras, como lúpus e esclerose sistêmica.
Quais os problemas que o reumatologista trata?
LÚPUS
Doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. O lúpus (LES) pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Podem se agravar (crise) por alguns períodos e, posteriormente, melhorar.
ARTRITE REUMATOIDE
Uma doença inflamatória crônica que afeta muitas articulações, incluindo as das mãos e dos pés. Na artrite reumatoide, o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos, incluindo articulações. Em casos graves, ele ataca os órgãos internos.
FIBROMIALGIA
Dor e fraqueza muscular generalizada. A fibromialgia costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor.
ESCLERODERMIA
Enrijecimento crônico da pele e dos tecidos conjuntivos. Esclerodermia é um grupo de doenças raras que costuma afetar as mulheres. Geralmente, ocorre entre os 30 e 50 anos de idade. Os sintomas incluem enrijecimento da pele, dor nas articulações, reação exagerada ao frio (doença de Raynaud) e azia.
OSTEOPOROSE
Condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. O corpo absorve e substitui o tecido ósseo constantemente. Na osteoporose, a nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior.
GOTA
Uma forma de artrite caracterizada por dor intensa, vermelhidão e sensibilidade nas articulações. Dor e inflamação ocorrem quando uma grande quantidade de ácido úrico se cristaliza e se deposita nas articulações.
Exames e Procedimentos
EXAMES LABORATORIAIS
Os exames de sangue podem medir marcadores inflamatórios, como VHS e PCR, e verificar a presença de anticorpos específicos, como o FAN. A Clínica BHMed oferece milhares de tipos de exames laboratoriais em parceria com o Laboratório São Marcos.
ELETRONEUROMIOGRAFIA
A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame que avalia a função dos nervos e músculos, sendo útil para diagnosticar e localizar distúrbios neuromusculares. O exame combina a eletroneurografia, que mede a velocidade de condução nervosa, e a eletromiografia, que avalia a atividade elétrica muscular. Na Clínica BHMed realizamos Eletroneuromiografia de Membros Superiores (ENMG MMSS), Membros Inferiores (ENMG MMII), Face, Coluna Cervical e Lombar, Genitoperineal e de outros segmentos, além de ENMG de Velocidade de Condução e Estimulação Repetitiva.
POLISSONOGRAFIA
A polissonografia é um exame médico que registra várias funções fisiológicas durante o sono, permitindo o diagnóstico e estudo de distúrbios do sono. É um exame não invasivo que avalia atividades cerebrais, movimentos respiratórios, movimentos das pernas, oxigenação do sangue, frequência cardíaca e ronco, entre outros.


