Previna-se contra o câncer do colo do útero
- Juliana Dias

- há 4 dias
- 2 min de leitura

O colo é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças. O câncer do colo do útero é um tipo de câncer que se desenvolve nessa região. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.
No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres. Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se 17.010 novos casos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A principal causa dessa doença é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Esse vírus é considerado a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais visíveis. No entanto, as alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo.
Como evitar o câncer do colo do útero?
A boa notícia é que é possível detectar e combater o câncer do colo do útero precocemente, o que aumenta significativamente as chances de cura completa. Durante décadas, o exame preventivo papanicolau foi o mais indicado para identificar precocemente a presença do HPV. Trata-se de um exame simples e altamente eficaz, mas que agora ganhou um substituto ainda melhor: o teste molecular de DNA HPV.
O exame de DNA HPV é um teste molecular que visa detectar a presença do material genético (o DNA) do papilomavírus humano em amostras de células, geralmente coletadas do colo do útero. A grande vantagem do teste de DNA HPV é justamente identificar a presença dos tipos de HPV de alto risco oncogênico ou seja, com mais potencial para causar câncer, antes mesmo que eles causem alterações celulares visíveis em outros exames, como o papanicolau.
O teste de DNA HPV está se tornando o exame de escolha para iniciar o rastreamento do câncer do colo do útero em mulheres a partir dos 25 ou 30 anos de idade, sendo repetido a cada 5 anos se o resultado for negativo. O intervalo entre um exame e outro é maior do que o do papanicolar devido à maior sensibilidade do novo teste em detectar infecções por HPV de alto risco se comparado ao Papanicolau.
Você pode realizar o teste molecular de DNA HPV com ou sem pedido médico, mas é importante que o resultado seja avaliado pela médica posteriormente. Na Clínica BHMed, o exame já está disponível a preços abaixo do mercado. Agende já o seu!
Fontes das informações:





Comentários