Será que você tem ceratocone?
- Juliana Dias

- há 2 dias
- 2 min de leitura

Ceratocone é uma doença ocular que afina e deforma a córnea, fazendo com que ela adquira um formato de cone irregular. Isso causa distorção da visão, sensibilidade à luz e pode levar a altos graus de astigmatismo e miopia. É uma doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo.
O ceratocone pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, causando baixa visão. Isso pode afetar a autonomia, a mobilidade e a capacidade de realizar atividades diárias.
O que causa ceratocone?
A causa exata do ceratocone não é estabelecida, mas o que se sabe é que a doença está relacionada a fatores como:
Hereditariedade: observa-se uma maior incidência de ceratocone em famílias onde vários membros têm a condição. Sendo assim, a influência genética pode ser uma das causas, embora ainda não se saiba exatamente quais genes estão envolvidos no ceratocone.
Alergia ocular: o hábito de coçar os olhos tende a enfraquecer a córnea e aumentar o risco de deformação da sua estrutura. Além disso, fazer pressão sobre os olhos durante o sono, com a mão ou o travesseiro pressionado contra os olhos, também pode agravar a doença.
Quais são os sintomas de ceratocone?
Alguns dos sintomas que podem ser identificados são:
visão borrada ou distorcida;
visualização de halos (círculo de luz que se forma ao redor das luzes);
sensibilidade à luz;
comprometimento da visão noturna;
visão dupla (diplopia);
formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto (poliopia).
Como tratar o ceratone?
O diagnóstico pode ser realizado em um exame oftalmológico de rotina, onde um oftalmologista observa a córnea em um microscópio especial que pode detectar alterações estruturais.
A confirmação é feita com exames de imagem que mapeiam o formato da córnea, como a topografia da córnea, um procedimento não invasivo que gera um mapa detalhado da superfície corneana.
Ceratocone não tem cura, mas o tratamento pode impedir a progressão da doença e possibilitar ao indivíduo uma melhor qualidade de visão. Nas fases iniciais, quando a deformação da córnea não é grave, o uso de óculos é suficiente para recuperar a acuidade visual. No entanto, à medida que o ceratocone evolui, os óculos precisam ser substituídos por lentes de contato, que ajudam a ajustar a superfície anterior da córnea e a corrigir o astigmatismo irregular provocado pela deformidade.
Outras opções de tratamento são os anéis intracorneais ou intraestromais, chamados anéis de Ferrara, que são utilizados para regularizar a curvatura da córnea, quando os óculos e as lentes de contato não produzem mais o efeito desejado. É importante ressaltar que o tratamento visa controlar a progressão da doença.
Na Clínica BHMed temos oftalmologista especialista no diagnóstico e no tratamento do ceratocone e de várias outras doenças oculares. Agende já a sua consulta!
Fontes das informações:





Comentários